domingo, 15 de maio de 2011

Inquérito sobre Hábitos Alimentares

Este inquérito pretende estudar os hábitos alimentares dos alunos do 3º Ciclo da Escola Básica do Castelo.
Clica aqui para responderes.
Obrigado pela tua colaboração!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Itália obriga a biodegradável

Os sacos de plástico estão proibidos desde o início do ano em todos os postos de venda italianos. Obrigatoriamente, as embalagens têm que ser em papel ou noutras substâncias ecológicas. A Itália utilizava 20 mil milhões de sacos por ano.
Por cá, a 15 de Dezembro de 2010, o parlamento aprovou dois diplomas que visam uma redução de 90% do fornecimento de sacos nos supermercados até 2016. Mas nenhum deles prevê a proibição do fornecimento gratuito de sacos. Resta saber se os produtos embalados também vão diminuir...
E vocês? Quando vão às compras como transportam os bens comprados?

Adaptado de "Revista Sábado" e "SOL"

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Por Terras de Calhariz

No passado dia 16 de Novembro, a turma realizou uma actividade de sensibilização para a preservação ambiental dinamizada pelo NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul.




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como reduzir o lixo



  • Em vez de enviarmos uma carta, enviamos um e-mail.

  • Em vez de revelarmos as fotografias, guardamos no computador.

  • Em vez de imprimirmos um trabalho, guardamos em formato digital.

  • Utilizar sacos de plástico/outros, usados quando vamos às compras.

  • Substituir os guardanapos de papel, pelos de pano.

  • Planear bem as nossas compras, não comprar coisas que não façam falta.Partilhar jornais e revistas com outras pessoas.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lixo plástico

Em termos de ecologia, já toda a gente sabe que é fundamental poupar água e energia e reciclar o mais possível. Mas há outra questão de que se fala menos e que é igualmente imperiosa: reduzir os resíduos que produzimos e deitamos fora e, em especial, os desperdícios plásticos.

De acordo com a Greenpeace, são produzidas cerca de 100 milhões de toneladas de plástico por ano, das quais 10% acabam nos oceanos. No oceano Pacífico existe um "continente" flutuante de lixo plástico em decomposição - que ali se acumula devido às correntes -, que se estima ter cerca de mil km de extensão por 10 m de profundidade, mais ao menos duas vezes o tamanho dos EUA.

O lixo plástico causa a morte a mais de um milhão de aves e a mais de 100 mil mamíferos marinhos por ano (como voam, vão parar ao mar, tornando-se alimento dos peixes, aves, tartarugas que os confundem com medusas ou outros seres... acabando por morrer sufocados ou intoxicados). Contudo, há uma consequência disto que nos afecta directamente: o plástico não se degrada, só se decompõe em partículas cada vez mais pequenas que os peixes ingerem... e que acaba por vir parar ao nosso estômago quando comemos aquele peixinho que parece tão fresco!

Fonte: adaptado de "a revista"