segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lixo plástico

Em termos de ecologia, já toda a gente sabe que é fundamental poupar água e energia e reciclar o mais possível. Mas há outra questão de que se fala menos e que é igualmente imperiosa: reduzir os resíduos que produzimos e deitamos fora e, em especial, os desperdícios plásticos.

De acordo com a Greenpeace, são produzidas cerca de 100 milhões de toneladas de plástico por ano, das quais 10% acabam nos oceanos. No oceano Pacífico existe um "continente" flutuante de lixo plástico em decomposição - que ali se acumula devido às correntes -, que se estima ter cerca de mil km de extensão por 10 m de profundidade, mais ao menos duas vezes o tamanho dos EUA.

O lixo plástico causa a morte a mais de um milhão de aves e a mais de 100 mil mamíferos marinhos por ano (como voam, vão parar ao mar, tornando-se alimento dos peixes, aves, tartarugas que os confundem com medusas ou outros seres... acabando por morrer sufocados ou intoxicados). Contudo, há uma consequência disto que nos afecta directamente: o plástico não se degrada, só se decompõe em partículas cada vez mais pequenas que os peixes ingerem... e que acaba por vir parar ao nosso estômago quando comemos aquele peixinho que parece tão fresco!

Fonte: adaptado de "a revista"


Sem comentários:

Enviar um comentário